domingo, 8 de março de 2015


Como surgiu o dia da mulher?

É recorrente a referência ao dia 8 de Março como data destinada à memória e homenagem das 129 operárias mortas em uma greve numa fábrica de tecidos, em Nova Iorque, em 1857. Na ocasião, as trabalhadoras reivindicavam melhores condições de trabalho a partir da redução da jornada de trabalho e equiparação salarial, quando foram trancadas na sala de trabalho que haviam ocupado durante a greve e morreram queimadas, num incêndio provocado pelos donos da fábrica.
No entanto, a pesquisadora canadense Renée Cote lançou, em 1984, o livro “O dia Internacional da Mulher – Os verdadeiros fatos e datas das misteriosas origens do 8 de Março, até hoje confusas, maquinadas e esquecidas”. Na obra a autora afirma que as certezas criadas camuflam a verdadeira origem da data, apontando que não há documentação suficiente que comprove a greve de Nova Iorque de 1857, apesar dos indícios de precariedade do trabalho no período. A canadense pesquisou por anos nos jornais da grande imprensa da época e nas fontes de memórias de luta dos trabalhadores da Europa, Estados Unidos e Canadá e não encontrou registos da referida greve.
Ela afirma que essa greve foi um mito criado diante da confusão com as greves de 1910 e de 1911, nos EUA e 1917, na Rússia. O que, em contexto de Guerra Fria, aponta motivação política e ideológica para o esquecimento de uma e exaltação da outra. Ao longo dos anos, a greve das operárias de Nova Iorque queimadas vivas se firmou na memória histórica de homens e mulheres de todo mundo, apresentando-se como versão verídica e oficial.
Esse resgate histórico sobre a origem da data torna-se importante atualmente, num momento em que versões tão manipuladas das lutas dos trabalhadores e das trabalhadoras por melhores condições de trabalho, equiparação salarial e participação política são manchetes dos jornais. A luta das mulheres, ainda é real e necessária. O movimento sindical, enquanto referência de espaço para organização dos trabalhadores e trabalhadoras reforça essa luta e a necessidade de apresentarmos outras versões sobre os fatos que marcam nossa história...........
Por isso meninas temos esse direito conquistado por estas mulheres, embora ainda em muitos países como índia e Afeganistão as mulheres são tratadas ainda como lixos e objecto dos homens frown emoticon ...

1 comentário: